Festa do Divino Espírito Santo 2024
Já começo esse post dizendo que é impossível traduzir em palavras o sentimento que As Cavalhadas/ Festa do Divino causa em um pirenopolino.
Mas vamos lá, vou tentar explicar como é essa tradição tão querida 👇🏻
- As Cavalhadas de Pirenópolis é uma tradição folclórica/cultural/religiosa introduzida pelos colonizadores portugueses, em que reproduz a batalha entre mouros e cristãos na época do reinado de Carlos Magno, sendo assim demonstrado como o poder da fé cristã.
Hoje a beleza do espetáculo, a manutenção da tradição como símbolo e modelo de Cavalhadas, são os principais fatores que motivam a população pirenopolina a executar essa festividade.
As Cavalhadas de Pirenópolis acontecem por 3 dias seguidos e os preparativos se iniciam 15 dias antes, com a Festa do Divino – uma festa marcada por vários rituais, que vão desde a saída da folia, alvoradas com banda de couro, pouso de folia, novenas, apresentação das pastorinhas, levantamento do mastro e outras festividades repletas de símbolos (que caberia pelo menos um post para cada 😅)
- A Festa do Divino é muito esperada pelos pirenopolinos, toda a tradição que invade a cidade nos dias anteriores às Cavalhadas é vivida com muita intensidade pelos moradores.
As Cavalhadas simbolizam o encerramento dessa festa, nesses 3 dias a cidade reúne todos os “participantes” da Festa do Divino, enfeitam a cidade, os mascarados saem às ruas, as procissões acompanhadas pela banda de música e outros elementos que compõem a festa se reúnem nesses últimos 3 dias.
Então, se você é um turista e quer conhecer mais sobre a festa, indico acompanhar desde o início (com a saída da folia) até o último dia (terceiro dia das cavalhadas).
Mas se você só quer sentir um pouco dessa energia e ver as belezas dessa tradição, basta ir no fim de semana que acontece as Cavalhadas (domingo à terça).
Segue a programação da Festa do Divino 2024.